sábado, 7 de outubro de 2017

Offline para Online - Era Digital

Você já ouviu falar em transformação digital? E em Cloud computing, Big Data, Internet das coisas, inteligência artificial e chatbots?

Todos esses termos são responsáveis por um avanço na forma como as empresas reestruturam seus processos para implantar uma cultura digital que aumenta sua produtividade e resultados.

O que é Transformação Digital?

O conceito de transformação digital é tornar processos analógios e offline em digitais através do uso de tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. Esse movimento de transformação está sendo adotado por muitas empresas de diversos setores e tamanhos.

Do offline para online

Implementar a transformação digital na sua empresa é levar processos que antes eram offline para uma realidade online. Para isso você vai precisar três etapas:
Digitização

O primeiro passo é realizar a transição dos dados físicos para os meios digitais. Em outras palavras é transformar documentos, notas fiscais, fotos e outros dados físicos em uma versão digital. Um exemplo de digitização é um bloco de notas fiscais que é convertido em uma nota fiscal Eletrônica.
Digitalização

Digitalização é estabelecer processos digitais. Agora que todos os dados da sua empresa foram transformados em digitais é hora de realizar processos de maneira digital. Depois de digitalizar suas notas fiscais você pode conectá-las ao seu software de pagamentos para realizar a emissão automaticamente após uma venda.
Transformação digital

A última etapa é a transformação digital propriamente dita. Nada mais é do que o resultado das duas primeiras. Quando sua empresa transfere as informações e estabelece processos digitais a transformação digital está acontecendo.
Pilares da transformação digital

Agora que você já viu como a transformação digital pode acontecer em qualquer empresa é hora de entender os pilares que norteiam o processo de transformação. São três pontos básicos que você precisa focar:
Foco no cliente

Estamos vivendo na era em que o foco está no cliente. É ele quem tem o poder de decisão e é quem decide quando e de qual marca vai comprar. Por isso, um dos pilares da transformação digital engloba uma série de aspectos, como:
  •     Análise de público: através de ferramentas de análise é possível coletar dados para segmentar o público com base em seu comportamento e necessidades;
  •     Marketing de precisão: com foco em fidelizar quem já é seu cliente, você pode criar ofertas que estão alinhadas com as expectativas e desejos do cliente;
  •     Processo de vendas simplificado: cada vez mais os clientes querem menos complicação para realizar suas compras. Seu foco deve ser remover as barreiras para facilitar esse caminho;
  •     Atendimento ao cliente: atendimento rápido e de qualidade que resolva as necessidades do cliente no menor tempo possível;

Processos operacionais

Outro ponto de atenção na transformação digital é a otimização de processos operacionais da sua empresa. Por isso, sua empresa deve investir em:
  •     Comunicação interna: quanto mais rápida e clara for a entre os membros do seu time, melhor e mais rápidos serão os processos da empresa;
  •     Sintonia entre setores: melhorar a integração e colaboração entre os diferentes times da sua empresa para evitar atritos e ruídos na comunicação na empresa;
  •     Transparência: saber o que acontece e compreender o porquê torna as coisas mais fáceis de serem seguidas;

Modelos de negócio

A transformação digital afeta o modelo de negócios de muitas empresas, a medida que muitas barreiras são quebradas um novo horizonte se abre para as empresas, como:

    Ampliação do mix de produtos e serviços: com a inclusão de recursos digitais no dia a dia da empresa é possível expandir a utilidade de um produto ou serviço ou incluir novos produtos na carteira empresa;
    Transição do físico para o digital: é muito comum que lojas físicas se tornem e-commerces que atendem uma faixa maior de clientes;
    Digital desde o nascimento: empresas que já nascem com produtos digitais desde a sua concepção, como: empresas SaaS, PaaS, apps e fintechs.

Tecnologias em destaque na Transformação Digital

Alguns termos ganharam destaque com a explosão do conceito de transformação digital e são os principais responsáveis pelo sucesso dessa abordagem. Alguns deles são:
Computação em nuvem

Acessar e compartilhar documentos e arquivos em onde estiver e em qualquer dispositivo. Com o auxílio da nuvem sua empresa não está mais limitada fisicamente e pode estar em qualquer lugar e todos podem colaborar com a execução das tarefas.
Big Data

A análise de dados é uma das estrelas da transformação digital. Entender profundamente o comportamento, os desejos e as expectativas dos seus clientes é ouro. Neste cenário o Big Data tem papel fundamental, pois permite que as empresas armazenem, gerenciem e analisem os incontáveis bytes de dados para obter insights que antes não eram possíveis.
Machine learning

Identificar comportamentos e padrões para prever situações do futuro. Com o machine learning podemos ensinar computadores a detectar esses padrões e indicar soluções efetivas para esses problemas ao invés de programar o software para executar uma tarefa específica.
Internet das Coisas (IoT)

Conectividade entre múltiplos dispositivos. Imagine todos os seus dispositivos: smartphones, tablets, carros, máquinas, computadores, motores, dispositivos wearable muitos outros conectados e trocando dados entre eles para facilitar e automatizar processos.

Lembre-se que transformação digital não é apenas automatizar processos ou adotar tecnologias como Cloud Computing e Big Data no seu dia a dia. É um conceito muito mais abrangente, que envolve uma mudança significativa desde o modelo de negócios da sua empresa até os processos de trabalho dos funcionários.

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